domingo, 14 de abril de 2013

REAs


Conceito:- “Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”
Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA-Brasil (2011)

Nesta página  http://rea.net.br/site/o-que-e-rea/ você encontrará uma série de perguntas e respostas sobre REA e temas relacionados, um folder que você pode inclusive fazer o download e utilizar em suas atividades. Na página “Documentos e Multimídia” você poderá encontrar material de referência para se aprofundar nesse debate.

A educação aberta é possível graças aos Recursos Educacionais Abertos (REAs)
De acordo com a Commonwealth of Learning/UNESCO, estes recursos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros, artigos de pesquisa, vídeos, softwares e qualquer ferramenta, material ou técnica que funcione como acesso ao conhecimento.

“A grande vantagem dos Recursos Educacionais Abertos, os REAs, como são conhecidos, é que qualquer material disponível no mundo virtual pode ser usado e adaptado por outras pessoas. Há uma divisão do conhecimento entre pessoas que, de outra forma, jamais teriam qualquer contato. É importante lembrar que não se trata somente de objetos de aprendizagem. A filosofia por trás dos REAs é a disponibilização de materiais educacionais como bens comuns e públicos, voltados para o benefício de todos”, diz Sergio.
Fonte:- http://www.asasead.net/asasEAD/?p=333
Dentro do material de aprendizagem do Programa de Formação Continuada 2013 sob o título Recursos Multimídia para Educação de Claudia Cristina Muller sobre este tema há este exemplo de Recurso Educacional Aberto, muito interessante para a disciplina de geografia. Portanto acessem:-
• Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/. É um repositório criado para compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, elaborados em diferentes formatos (áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional), imagem, mapa, hipertextos na área educacional. Integrado ao Portal do Professor, os materiais estão disponíveis para gestores de políticas educacionais, gestores escolares, gestores de repositórios educacionais, 
professores da Educação Básica, Profissional e Superior, além dos produtores de recursos pedagógicos digitais, pesquisadores e população em geral.
Para este Blog, achei interessante esse site:-
Viagens do Chiquinho Austrália, que tem como objetivo:- auxiliar os alunos na aprendizagem sobre a Austrália, através de várias abordagens. E o aluno poderá ter acesso a várias informações e curiosidades em formas de desenhos e algumas animações.
Acessem o link:-
Outro link interessante é sobre Geografia da Espanha
Sobre Trivial de Geografia na Ásia, América, África, Europa, todos estão em Espanhol. Neste você encontrará um recurso de perguntas e respostas dentro da política de cada continente.
Geografia da Europa
Arrume os principais países da Europa Quebra-Cabeça
Outro link interessante é um quebra cabeça do Mapa do Brasil,  tem como objetivo fazer com que os alunos entendam a estrutura do mapa do Brasil e aprendam o nome dos estados, suas capitais, sua população e seu número de deputados.
Monte o Mapa
No link abaixo você encontrará, um portal muito interessante, há vários jogos, como quebra-cabeça, corrida, jogo da memória, quiz, pintura, jogo tetris, animações, tudo sobre a GEOGRAFIA. Não deixem de acessar.
Jogos Educativos Online Geografia
Conteúdos de Geografia na linguagem em Quadrinhos da Mafalda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário