segunda-feira, 6 de maio de 2013

LIECHTENSTEIN OU Fürstentum Liechtenstein em alemão.

Você já ouviu falar nesse país?


Talvez não tanto quanto a outros países pequenos como Mônaco e Vaticano.
Em uma das viagens a Europa, pude conhecer esse pequeno país. Pequeno mesmo. Ele é o sexto menor país do mundo. Só ganha em extensão do Vaticano (0,4 km2), Mônaco (2 km2), Nauru (21 km2), Tuvalu (26 km2) e San Marino (61 km2). Tem 25 quilômetros de comprimento e 12 de largura, ou seja, é um pouco menor do que a Barra da Tijuca (bairro do Rio de Janeiro que tem 165 Km2). 
Ele é um dos menores, mais antigos e mais prósperos países independentes da Europa. Está situado entre a Suíça e a Áustria. Sua capital, Vaduz.



População:- pouco mais de 34 mil habitantes. Quase toda a população de Lichtenstein vive no vale do Reno, que mantém a antiga divisão entre o País Alto e o Baixo. E eles descendem dos Alamanos que ali se estabeleceram no século V e de imigrantes suíços que chegaram no século XIII.  Possuem excelente padrão de vida. O PIB per capita é um dos maiores do planeta: 118.040 dólares. Com média de 0,891, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Liechtenstein ocupa o 6° lugar no ranking mundial de IDH, conforme daddos divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas. 
Clima:- ameno, com temperatura raramente inferior a -15°C  no inverno e no verão oscila entre 20 e 28  °C.
Relevo:- Seu território é composto por montanhas, exceto na porção oeste, onde predomina as planícies férteis do vale do rio Reno.
Moeda:- franco suíço
Economia:- economia é bem desenvolvida e industrializada,
Os principais segmentos da indústria são: têxtil, farmacêutico, próteses dentárias, entre outros. As baixas tarifas de impostos fizeram com que o país atraísse milhares de empresas; atualmente, mais de 75 mil empresas têm sede no país. Outro elemento importante para a economia nacional é o turismo.
Quer saber mais sobre a Geografia entre no site abaixo:-
Fonte:- http://www.brasilescola.com/geografia/liechtenstein.htm



 
Flor Edelweiss
Edelweiss, significa“branco precioso”ou "branco nobre", é uma linda flor em formato de estrela.  
A flor Edelweiss – Leontopodium alpinum, nasce entre os rochedos dos Alpes Europeus acima dos 1700 metros de altitude
Dizem que quando você quer presentear alguém que signifique um amor eterno ou uma amizade eterna. Dizem, também, que sua duração depois de seca é de mais de 100 anos.
Exitem muitas lendas de como a flor surgiu e histórias que fizeram com que a Edelweiss se tornasse um Símbolo do Amor, isso por que muitos rapazes escalavam os Alpes, arriscando a vida para colhê-la e presentear a amada!
A Edelweiss esteve perto da extinção, e por iniciativa do governo austríaco tornou-se Patrimônio Tombado na França, Itália, Suíça, Iuguslávia e Áustria.
Hoje é cultivada em estufas, mantendo, contudo o valor simbólico em torno deste delicado arbusto.
Ela inspirou poetas pelo mundo e uma das composições é essa que leva o nome da flor: “Edelweiss”, tão linda e emocionante quanto a flor.
A música Edelweiss foi composta em 1959, por Richard C. Rodgers, com letra de Oscar Hammerstein II para o musical THE SOUND OF MUSIC, protagonizado por Julie Andrews que conta a história verdadeira da família von Trapp . No Brasil o musical ficou conhecido como “A Noviça Rebelde”.
Fonte:- http://www.magiazen.com.br/magia-da-flor-do-amor-edelweiss.html



- A Edelweiss era a flor favorita do Imperador Austríaco Franz Josef (1864-1916) e da sua bela esposa Imperatriz Elizabeth (1837-1898), carinhosamente apelidada de “Sissi”.


Imperador Franz Josef I e Imperatriz Elizabeth
- Imperador Wilhelm I da Alemanha era apreciador da Edelweiss e também o rei Ludwig II da Bavaria (1864-1886), que construiu o romântico castelo de Neuschwanstein.



                                  

- É a flor nacional da Áustria e Suíça.


Como mostra na figura ao lado. A moeda franco suíço. É utilizada na Suíça e Liechtenstein. Um escudo suíço, com edelweiss à esquerda e diversas flores dos Alpes à direita; Personagem: GuilhermeTell herói nacional lendário


Nenhum comentário:

Postar um comentário